terça-feira, 8 de abril de 2014

Erros de amadores - I

Queridos graduados do meu Brasil! Vou contar aqui alguns relatos de como estou tropeçando nas minhas operações.

Em novembro de 2013 consegui efetuar as transferencias planejadas para a corretora através do uso da ajuda dos parentes. Transferindo para a corretora um total de 10 mil reais, mil reais de cada vez, pagando 7,90 cada vez que utilizava o serviço, pois como não estava no brasil não teria outra forma a não ser pagar essa quantia. Logo que transferi fiquei impressionado com o novo mundo dos negócios e com as imensas oportunidades, excitado, me sentindo privilegiado em relação aos demais brasileiros que, no geral, estão atolados em dividas, detem uma péssima habilidade de gerir recursos próprios, fazem financiamento de status a longo prazo e por ai vai. 

Também sou brasileiro e estou errando sem parar. Começando cronologicamente, abri a conta numa corretora que foi ate minha universidade realizar um evento, apôs o evento, em alguns meses abri minha conta. Ai a primeira cagada o primeiro erro, nem toda oportunidade, que aparece ate voce é boa. Alias, a maioria das oportunidades que batem a nossa porta são péssimas, como empréstimos, financiamentos, marketing de produtos não saudáveis (mcdonald, coca e cia) e por ai vai. Sempre questione os produtos que chegam ate voce!

Bom, após abrir a conta na corretora mais cara do brasil, paguei absurdos 79 reais somente para o banco! Daria o que ai? 5 petro4 a 15? 4 BBAS a 20? 9 ELPL4 a 9? CAGADA! Errado! Leia aqui o GUIA das corretoras: . E o pior, como estou na China esta dificil obter o comprovante do endereço com uma data recente, então to me fodendo com os trades, mas aguenta ae que o buraco é mais embaixo!

Após isso, ainda saltitante, alegre e serelepe, afinal o que são 79 reais ao patrimônio que acumulei de 10mil reais, né? Ninguém liga pra isso mesmo, todo mundo que tem esse patrimônio não ligaria para isso... Umas brejinhas na balada já mata isso já... CAGADA! Persistir no erro eh burrice!

Bom apôs isso nao hesitei, apôs ler os artigos magnificos sobre ETF, comprei na lata 20 PIBB11 a 91,60. Para voce que não tem gráficos pesados e nem corretora ainda veja um gráfico simplificado aqui o que aconteceu com pibb11 desde novembro a abril. Voce entra na bolsa, iludido de comprar na baixa e vender na alta, e aparece um merda comparando o mercado brasileiro - altos juros 12% a.a inflação de 6% e sujeito volatilidade de capital estrangeiro - com o mercado americano - juros baixos inflação quase 0 e sem essas oscilações malucas... E o pior, com artigos surpreendentes, citando pessoas de renome e faz voce acreditar que faz sentido investir em ETF. Olhe o gráfico q coloquei ali em cima, o preco desde 2011 esta andando de lado... E alem disso escolhem as acoes cujo volume eh maior, as blue-chips, sem critério de fundamentos... Poxa, se são foda mesmo porque não escolheram uma empresa q decolou no período? Veja ai Kroton, Ciel.... Mas o ETF continuou a mesma porcaria! Porque não operaram vendido na merda das X?

Claro, o mercado brasileiro eh completamente diferente do americano! Se querem informação de qualidade tem que ir atras! Não existe almoço gratis!

Mas tudo bem! Estou diversificado =D!


Meu ovo! Após compra do ETF (30 empresas, oooooooh !) meu patrimônio foi depenado de 10mil a 9 mil reais em algumas semanas!

Pois minha corretora cobra 14,9 por cada operação ! Mais impostos de ISS, IRRF sem operações e "outras bovespa", que imposto eh esse meus caros? Algum doutor no assunto poderia me ajudar?

O total de corretagens incluindo as taxas de transferencia de TED foi de desperdicios foi deeeee R$205,21!! Ou o equivalente a 2,05% de 10mil reais...

Nao eh nada ne? Vamos ignorar.... Isso! Da o total de 6,4 horas de trabalho com meu atual salário de professor de inglês...

Bom por hoje eh isso graduados!

Se tiver tudo ruim por ai eh soh lembrar de quem vos escreve pois sem diploma, sem emprego e sem aporte ta dificil!

Um abraço!


















9 comentários:

  1. Cara li todos os teus posts. Dá pra notar que tua questão é foco. De lá pra cá vc vem atirando pra tudo quanto é lado. Mas nao te julgo por isso pois até vc encontrar aquilo que realmente gostas, a tendência é ir se aventurando.
    Sobre investir na bolsa, o melhor aprendizado será estudar mas estudar meeeesmo esse investimento. Não caia na ilusão de ver uma ação e achar que ela será sua galinha dos ovos de ouro. Qualquer grande especialista diz que Bolsa de Valores é cassino pra quem não conhece bem o mercado e negócio pra quem entende muito bem do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP!
      Obrigado pela visita ao meu blog =).

      Muito obrigado pelo feedback SP.
      Sim, realmente controle de risco eh fundamental e diversificação eh a palavra chave porem ainda não tenho o meu e nem faco ideia como criar.

      Voce ja possui o seu ou maiores informações? Faca uns posts sobre os livros que voce ja leu, garanto que muita gente gostaria de saber.

      Abracos

      Excluir
    2. Olá meu amigo,
      Hoje em dia eu foco é todo na minha empresa que é de onde eu tiro o leite das crianças hehehe.
      O melhor investimento é aquele em que você conhece melhor e a minha empresa é meu carro chefe.
      Abraços
      simpleseprospero.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Parece q escolhestes corretora errada. Basta fazer doc que din entrs corretora. Vc teve market timing ruim.
    TL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola grande TL, seja bem vindo ao meu blog!

      Sim, eh a primeira coisa que farei apôs retornar ao Brasil.

      Por agora estou sem comprovante de residência recente em meu nome, o q talvez daria pau pra abrir a conta. Qual corretora voce usa?

      Abracos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom vamos lá...
    Primeiro, você tomou toco... Tudo bem, todo mundo toma, o mercado é assim, você deu barda, ele vai te estuprar sucessivas vezes até que você aprenda.
    Se você não está contente com todos esses encargos, mude de corretora. A minha é a Socopa e gasto em torno de R$15,00 incluindo o DOC por mês.
    Não tenha medo de errar, isso é normal. Perdeu dinheiro, assuma e pronto. O que não pode acontecer é persistir no erro cegamente :)

    Uta!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu Blog Graduando.
    Me adiciona no teu Blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir